segunda-feira, 26 de março de 2012

A equipa de sonho da blogosfera cinéfila (inter)nacional

Mais de um mês depois, as votações terminaram e a equipa ideal da blogosfera cinéfila (inter)nacional está definida.

Antes de recortar para aqui o perfil traçado por cada um dos treinadores dos jogadores escolhidos para alinharem na melhor equipa cinéfila do mundo, tenho de agradecer a colaboração de todos, em primeiro lugar, das equipas que participaram na Copa A Angústia do Blogger Cinéfilo e, em segundo lugar, todos aqueles (cerca de 30) que participaram nas votações, em particular, nestas votações, onde foi o leitor a tomar o lugar do mister.

Abaixo ponho em confronto a equipa vencedora da primeira edição da copa A Angústia do Blogger Cinéfilo no Momento do Penalty e a equipa escolhida em sondagem.

CINEdrio FC (a preto) versus a equipa de sonho da blogosfera cinéfila (inter)nacional (a azul)


Guarda-redes (veja resultados aqui): Robert Bresson, jogador da equipa In a Lonely Place. O seu treinador qualifica-o de "imperturbável".

Defesa direito (veja resultados aqui): Manoel de Oliveira, jogador do Breath Away. O seu treinador escreve o seguinte sobre o centenário defesa direito: (...) tem três pernas, isto é, sendo uma de pau, pode ser sarrafeiro e provocar grandes estragos nos adversários, além disso o seu número de Charlot deixa toda a gente embasbacada e isso pode ser usado como estratégia de distracção.

Dupla de centrais (veja resultados aqui): John Ford e Clint Eastwood, jogadores do CINEdrio. O seu treinador - eu mesmo... - escreve o seguinte sobre Ford: peso pesado do classicismo, com porte físico intimidante, o "patrão da defesa". Também faz a direita... Já sobre Eastwood diz, por comparação com Ford: [é] mais ágil, mas ainda assim, nome forte do neo-classicismo de Hollywood (...). Também faz a esquerda...

Defesa esquerdo (veja resultados aqui): John Carpenter, jogador do CINEdrio. [F]az o corredor esquerdo todo partindo bem de trás, escrevi eu no seu perfil.

Médio defensivo (veja resultados aqui): João César Monteiro, jogador do numa paragem do 28. O seu treinador escreve o seguinte sobre este médio box-to-box: [m]uito criativo, por vezes brilhante, é algo preguiçoso e quezilento, entrando em conflito um pouco com toda a gente. Ainda assim, mereceu sempre a confiança do treinador e a verdade é que a bola passa por ele em quase todas as jogadas de ataque. Uma vez jogou de olhos vendados, sem perder, por isso, qualidade de jogo. Quando não está bem, a equipa ressente-se.

Médio direito (veja resultados aqui): Max Ophüls, jogador do numa paragem do 28. [P]õe a cabeça dos adversários a andar à roda com as suas fintas mirabolantes, escreve o seu treinador, dizendo de seguida: é um verdadeiro Paneira. (...) Muito regular e tacticamente perfeito, é um dos esteios da equipa.

Médio centro (veja resultados aqui): David Lynch, jogador do In a Lonely Place. Inspirado, o seu treinador caracteriza o seu jogo deste modo: um número dez iconoclasta e que, como os grandes números dez, parece jogar num mundo só seu.

Médio esquerdo (veja resultados aqui): Nicholas Ray, jogador do In a Lonely Place. No meio campo, onde o treinador desta equipa é claramente vencedor, eis um extremo esquerdo romântico (como os melhores extremos esquerdos).

Dupla de atacantes (veja resultados aqui): Stanley Kubrick (avançado) e Jean-Luc Godard (ponta-de-lança)*, jogadores do CINEdrio. Na sua equipa - ao contrário desta - Kubrick joga mais à frente e é implacável frente à baliza adversária - nada o detém. Godard, por sua vez, é rápido, imprevisível e, muitas vezes, genial, mas, outras vezes, algo apagado.

Comparando com a equipa do CINEdrio, noto que esta terá ganho o torneio graças à sua dupla defensiva (Ford e Eastwood) bem como ao seu ataque matador (Kubrick e Godard), que transitam para a equipa ideal da blogosfera - e com vitórias esmagadoras nas respectivas sondagens. Registo também a óptima performance de In a Lonely Place, equipa que perdeu nas meias-finais com o numa paragem do 28 por apenas um voto de diferença! O Breath Away vê o seu jogador português premiado com a escolha do público, solidificando a minha convicção de que, ao contrário do que se pensa, os adeptos gostam dos jogadores nacionais - João César Monteiro, o outro português que estava a votos, fica com a posição de médio defensivo.

Vitória do futebol nacional, por um lado, e vitória do futebol norte-americano, por outro lado. 6 dos 11 jogadores são indiscutíveis da selecção dos EUA. Dois jogadores franceses (Bresson e Godard) ocupam, respectivamente, a zona mais recuada e mais adiantada do terreno. Ophüls está só a representar a Alemanha. Nada que, no babélico futebol moderno, seja irresolúvel.

* - Godard teve a larga vantagem na votação, pelo que o coloquei a ponta-de-lança na equipa ideal da blogosfera, jogando assim à frente de Kubrick, o contrário do que acontece na equipa do CINEdrio.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...